Neste ano a Congregação Evangélica Luterana Cristo Para Todos, de Macapá, completou 18 anos no estado do Amapá. Entre as bênçãos derramadas sobre a Congregação ao longo destes anos, está a doação, via FAPI, para a reforma do templo e colocação de ar condicionado. Isso contribuiu para a continuidade do belíssimo e crescente trabalho missionário desenvolvido por lá, conforme relata o pastor Gabriel Boldt. Veja a seguir:

Nestes 18 anos muitas coisas aconteceram, muitos pastores por lá passaram e muitos membros também, devido à congregação estar localizada no extremo norte do país.

Muitos da região sudeste e sul vão para lá em busca de melhores condições de vida e acabam se filiando à congregação, por já serem luterano em sua região de origem. Além disto, esta congregação vem ganhando muitas pessoas naturais da região devido a sua seriedade, centralidade na Palavra e pelo bonito trabalho de ação social que a mesma desenvolve. Percebe-se que muitas pessoas são alcançadas pela mensagem de Jesus pelos seus inúmeros trabalhos.

Nos últimos anos tem se desenvolvido um trabalho intenso, os quais se destacam: Cultos e estudos bíblicos semanais, departamento de servas, reunião de jovens e Escola Bíblica tanto na sede, duas vezes ao mês, quanto uma vez ao mês nas palafitas, (área alagada).

 

Neste mesmo local, uma vez ao mês também há culto o qual é chamado de “Café com Jesus”. Este é realizado no último domingo do mês onde se oferece um café após o culto devido um grande número de crianças que vem sem a companhia dos pais. Além disso, neste mesmo local também o departamento de servas realiza frequentemente um brechó aos moradores de lá.

Outro trabalho que já anos vem sendo desenvolvido é a Capelania voluntária numa escola municipal. Toda segunda-feira o pastor local vai a esta escola e no primeiro horário realiza uma devoção com todas as crianças e cantam alguns corinhos infantis. Ao término, as crianças voltam para a sala e, ainda, os professores ganham um material para desenvolver o ensino religioso no decorrer da semana. Além disso, todo um apoio emocional e espiritual é oferecido aos professores e funcionários, caso precisem.

O departamento de servas já vem a dois anos oferecendo um Curso de Artesanato a toda a sociedade, o que tem dado uma boa participação, pois mais de 90% dos participantes não são luteranos.

Já em relação à comunicação, desde o ano passado a congregação dispõe de um programa de rádio, que vai ao ar toda segunda-feira, das 9h às10h, numa rádio FM com transmissão ao vivo pela frequência 104.9, no site www.rbnmacapa.com e ainda nos aplicativos da rádio e pelo YouTube.

REV. GABRIEL BOLDT

Neste último ano, a congregação trabalhou e desenvolveu um jornalzinho que circula mensalmente pelo bairro da igreja.  Este, por sua vez, tem também a finalidade de divulgar a igreja e suas atividades bem como a palavra de Deus. Em torno de 800 exemplares são distribuídos.

Outro ganho que se foi reativado é uma coluna semanal no jornal A GAZETA que circula em todo o estado, com tirarem de 8 mil cópias.

Já este ano deu-se início a cultos mensais para atender os moradores da zona norte da cidade, e também em um município no interior do estado, Itaubal do Piririm, AP, localizado a 120 km de Macapá. Lá reside uma família de luteranos que está sendo atendidos.

Conversando com alguns membros podemos ouvir dos mesmos alguns relatos:

“Frequento a igreja Luterana há 14 anos. Vejo que o trabalho que o pastor Gabriel esta realizando é maravilhoso! Mas não podemos esquecer que os primeiros pastores deram início a este trabalho que foi maravilhoso também. Agora com o pastor Gabriel que conquistou um espaço na Rádio, onde podemos divulgar os acontecimentos de nossa congregação. Hoje posso dizer, que podemos levar mais consolo da Palavra de Deus a outros que ouvem.”

Delma Moura Ribeiro

Membro da CEL Cristo Para todos, Macapá/AP

 

Conversando com o presidente da Congregação ele disse:

 “No Distrito Pará Norte, Macapá, tem muito a se orgulhar! Nasceu tal qual uma tapera, mas cheia de luz e muito abençoada por Deus é nossa congregação. A humildade e perseverança de seu povo a fez crescer firme e forte no propósito de levar Cristo para todos, que assim o faz.

A primeira vez que a vi, era modesta, chão batido, calor escaldante, mas não me importei, a presença de Jesus ali estava. Pois era isso que eu buscava e foi isso que eu encontrei.

Somos poucos, e, mesmo com parcos recursos, porém com muitos esforços e dedicação, somos exemplos e por todos admirados. Deus nos concedeu muitas bênçãos! Recentemente fomos agraciados com recursos que nos proporcionaram a aquisição de equipamento para climatização trazendo mais conforto a casa de Deus, e Deus também nos concedeu força e ânimo para que pudéssemos superar as mais diversas dificuldades, não nos abatemos, com fé lutamos, como vimos, recompensas vieram e certamente outras virão. Temos orgulho e muito a agradecer ao nosso Pastor que com perseverança nos conduz, e pedir ao bondoso e misericordioso Deus, e ao seu filho Jesus Cristo que juntamente com o Espirito Santo não permita que nossa missão tende a esmorecer.

O templo ainda humilde, mas confortável e bem iluminada. Sua luz reluz como as estrelas, irradia a essência cristã, fazendo brilhar a existência do Pai, e com belos hinos a Ele rendemos louvor.

Grande, muito grande é o amor de nosso Deus, de igual tamanho é nosso trabalho em prol da missão de levar Cristo para todos, sempre com bons ânimos e se assim o fizermos, muitos virão e verão o verdadeiro sentido da vida verdadeira, afirmou.”

Lucivo Block – Presidente da CEL Cristo Para Todos – Macapá

Conversamos também com a tesoureira da CEL, ela disse:

“Iniciamos nosso trabalho aqui na cidade de Macapá á dezoito anos atrás. E desde o início até nos dias de hoje inúmeras foram às bênçãos recebidas do bondoso Deus

O trabalho vem crescendo e hoje já somos em torno de 60 membros, o que no princípio parecia um sonho, já que éramos em 5 pessoas.

Ainda há muito a ser feito, a seara do Senhor é grandiosa, mas aos poucos estamos levando o Evangelho a mais pessoas.

Hoje temos um templo o qual passou por reformas e nos deixa felizes em congregar e proporcionar aos nossos visitantes um lugar arejado e agradável. Somos gratos a Deus e a IELB de um modo geral, a qual nos vem ajudando a tornar realidade nossos projetos, relatou.”

Osiene Bento Ferreira – tesoureira da CEL Cristo Para Todos de Macapá, AP

 

Estes são apenas alguns relatos do bonito trabalho que aqui é desenvolvido pela congregação, como afirmaram, há muito ainda a ser feito, que Deus os use para continuar com essa nobre missão.

Reverendo Gabriel Boldt
Pastor da CEL Cristo Para Todos de Macapá, AP