O Fundo de Apoio a Projetos da IELB (FAPI) foi criado a partir da Conferência de Missão em 1993 para ser um instrumento de captação e distribuição de recursos para que a IELB possa ir ao encontro das necessidades das pessoas. O FAPI canaliza ofertas especiais recebidas no Brasil e do exterior, para os projetos da Igreja.

Ele não é concorrente das ofertas regulares das congregações e paróquias, mas um elo que proporciona a oportunidade para que cada cristão possa fazer algo a mais pela Igreja de Jesus Cristo, em lugares onde não pode estar pessoalmente.

O FAPI possui uma equipe coordenadora nacional, submetida ao Departamento de Ação Social da IELB, que atua junto aos representantes distritais que, por sua vez, orientam e divulgam os projetos e desafios junto ao Conselho Distrital, paróquias e congregações. Algumas paróquias e congregações têm o seu representante local.

Para que haja oportunidade de participação local, bem como transparência e coerência nos pedidos, eles são elaborados por congregações ou paróquias, e passam pelo Conselho Distrital. Muito projeto já são apadrinhados neste momento, por alguma congregação, algum doador, ou mesmo o caixa distrital, e a carência de uma pequena congregação já recebe solução com a participação de irmãos e irmãos do distrito.

Quando a solução não está no nível distrital, o Conselho Distrital então apoia o projeto e registra em ata, e o/a Coordenador/a Distrital, o/a Líder Leigo/a e o Conselheiro assinam o projeto. Quando as distâncias são grandes e as reuniões mais esporádicas, o aval pode ser dado pelos três representantes distritais, e feito o registro em ata posterior. Esse procedimento é da autonomia de cada Distrito.

A Coordenação Nacional do FAPI está com o Vice-Presidente de Ação Social, e a equipe integra os Vice-Presidentes de Administração, Expansão Missionária e Educação Cristã. Os projetos aprovados são homologados em reunião ordinária da Diretoria Nacional.

O FAPI possui contas específicas em nome da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (razão social), com CNPJ nº 92.990.092/0001-12:

BANCO DO BRASIL – Agência 0010-8   Conta 5213-2

ITAÚ  Agência 0159   Conta 33581-9

BRADESCO Agência 0324-7   Conta Poupança 165195-1

BANRISUL  Agência 0100  Conta Poupança da IELB 41.150713.0-9

Favor informar o Banco, a data, o valor da oferta e o seu destino através dos e-mails: tesouraria@ielb.org.br, airton@ielb.org.br ou fone (51) 3332-2111.

A oferta pode ser específica para um projeto, um local. Mas pode também ser destinado de forma ampla para:

  1. PROJETOS MISSIONÁRIOS

Estes projetos são voltados para congregações e paróquias da IELB e que realizam seu trabalho com recursos financeiros escassos. Há congregações pequenas e missões não têm recursos para adquirir equipamentos e material necessários para a divulgação adequada do Evangelho em seus locais de trabalho.

O FAPI tem se colocado como oportunidade de ofertas para suprir através de pequenos projetos algumas necessidades como uma pequena construção, reforma, aquisição de equipamentos, material didático, missionário, evangelístico, de educação cristã, Bíblias, devocionários, Mensageiro Luterano, entre outros.

  1. PROJETOS SOCIAIS

Há oportunidades para apoiar iniciativas de congregações e paróquias da Igreja, que, mesmo sem uma entidade registra, fazem a diferença no desenvolvimento de ações que visam a emancipação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Junto ás Congregações da IELB há dezenas de instituições sociais registradas, as quais podem receber sua oferta para o trabalho que realizam.

Ação Social

Capelania Hospitalar

Comunidade Terapêutica

Trabalho com Idosos

Crianças e famílias carentes

Musicalização e canto

A Igreja na Escola

Obreiros Eméritos

Fundo de Apoio Pastoral

 

  1. PROJETO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Através do FAPI também podemos ofertar para a colocação de estagiários em congregações que podem contribuir de forma especial em sua formação, mas que não dispõe dos recursos para o seu custeio. Da mesma forma, treinamento de pastores.

 

  1. PROJETOS DE VOLUNTARIADO

A execução de projetos – como uma construção, desenvolvimento de ações pontuais, assessoria técnica – que pode requerer a presença de voluntários. O FAPI procura auxiliar, motivando e coordenando o auxílio logístico para ações de voluntários do Brasil e do exterior.

 

  1. PROJETOS DE MISSÃO NA ÁFRICA

Missão Angola

Desde1988 a IELB é parceira da ILCA (Igreja Luterana Confessional de Angola). Hoje os luteranos de nosso país podem ofertar para o desenvolvimento da educação teológica através da ETE (Educação Teológica por Extensão) e literatura teológica e construção e mobília do Seminário. A construção de templos, a compra de terras para produção de alimentos e a aquisição de equipamentos para a missão são algumas das oportunidades de oferta.

 

Missão Moçambique

O trabalho em Moçambique foi iniciado pela igreja irmã do Canadá, mas a IELB foi convidada a colaborar. Além de fornecer educação teológica e literatura cristã, a igreja está crescendo de forma exemplar e os desafios de formação teológica e colocação dos pastores está sendo uma grande benção. A construção de capelas e a estrutura mínima para o trabalho dos pastores são desafios do dia a dia daquela missão.

 

  1. PROJETOS DE RESPOSTA A DESASTRES

Resposta a Desastres

Fundo de Resposta a Desastres (FRD). É necessário haver dinheiro para liberação imediata em caso de catástrofes. É sábio doar em tempos tranquilos, para que nos tempos difíceis haja possibilidade de resposta rápida e eficaz.